Acerca de mim

A minha foto
Maia, Porto, Portugal
Centro Comercial Venepor, Loja 64 - Rua Simão Bolivar, 123, 4470-214 Maia

QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

O Grupo de Estudos Espíritas Nova Sagres é uma Associação constituída por pessoas da Maia e arredores, que se interessam pelo estudo, divulgação e a prática da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

Nosso Objectivo:

NOSSO OBJECTIVO:

Contribuir, através do estudo e divulgação do Espiritismo, para que todos os habitantes deste nosso planeta Terra encontremos a razão da nossa existência.
De onde vimos, para onde vamos e porque estamos aqui hoje!
Porque é assim a nossa vida! O que poderemos fazer para a melhorar!

Horário

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO


Segunda-feira: - Estudo da Doutrina (Público) 21:00/22:30. Na primeira segunda-feira de cada mês, passaremos um filme de caráter espiritualista.


Terça-feira: - Encerrado.


Quarta-feira: (Público)
20:30 - Receção do Público
21:00 - Exposição Espírita (Palestra) seguida de Passe.



Quinta-feira: (Privado)
20:45 às 22:30 - Reunião de Trabalhadores.

Sexta-feira: - Encerrado


Sábado e Domingo - Encerrado.

Atendimento fraterno: apenas por marcação
Diamantino Cruz - Telem. 96 984 29 29




Contactos

CONTACTOS:

E-mail: gee.nova.sagres@gmail.com


terça-feira, 24 de maio de 2022

Competição / Colaboração

 

A história do nosso planeta está preenchida de acontecimentos conflituosos, revelando que o homem ainda não conseguiu libertar-se dos instintos selvagens condicionados pelos medos. Ainda o instinto de sobrevivência.

Desde as eras mais remotas até à atualidade, em essência, nada mudou. Mesmo nos momentos de aparente acalmia, havia na retaguarda a preparação para o esperado conflito, períodos a que chamamos de “guerra fria”.

Grandes filósofos foram enviados, entre os quais o Maior de todos eles, há dois mil anos, para nos dizer que os tempos da mudança eram chegados. Numa pequena frase “Amai-vos uns aos outros”, ele nos disse que o paradigma da “competição” estava obsoleto e que o da “colaboração” seria naturalmente o seu sucessor.

Com a evolução do conhecimento, não há mais razão para temer a sobrevivência. Ela só é posta em causa pela atitude obsoleta de homens que ainda acreditam que só a violência lhes dá segurança, e, infelizmente, esta é ainda a ideia dominante.

Desde os bancos da escola, mesmo num mundo que se afirma Cristão, somos massacrados com a ideia de ter de ser mais que o outro, não para melhor servir, mas para melhor se servir.

Como coexistir a Paz com uma luta exacerbada por ter mais que o outro, por ser mais que o outro, por dominar mais que o outro?

A verdadeira paz só existirá quando deixarmos de estar preocupados apenas com o nosso umbigo e nos dispormos a colaborar com o bem-estar da humanidade como um todo. Com essa atitude não haverá mais razões para temer.

“A violência só me atinge enquanto acreditar que ela é a solução para a minha insegurança”

A luta de hoje é entre dois paradigmas, o da “competição” e o da “colaboração”. O primeiro, com provas dadas de que não mais serve aos nossos anseios de felicidade; o segundo é a nova luz com base racional do “A cada um segundo as suas obras” ou “Cada um colherá segundo a sementeira que fizer”.

É tempo de entendermos que o sofrimento que o mundo atravessa nos quer dizer alguma coisa e que, se queremos que as “coisas” mudem, temos que mudar as causas que as originam.

Ter um mundo melhor, está em nossas mãos!

Sem comentários: