Acerca de mim

A minha foto
Maia, Porto, Portugal
Centro Comercial Venepor, Loja 64 - Rua Simão Bolivar, 123, 4470-214 Maia

QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

O Grupo de Estudos Espíritas Nova Sagres é uma Associação constituída por pessoas da Maia e arredores, que se interessam pelo estudo, divulgação e a prática da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

Nosso Objectivo:

NOSSO OBJECTIVO:

Contribuir, através do estudo e divulgação do Espiritismo, para que todos os habitantes deste nosso planeta Terra encontremos a razão da nossa existência.
De onde vimos, para onde vamos e porque estamos aqui hoje!
Porque é assim a nossa vida! O que poderemos fazer para a melhorar!

Horário

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO


Segunda-feira: - Estudo da Doutrina (Público) 21:00/22:30. Na primeira segunda-feira de cada mês, passaremos um filme de caráter espiritualista.


Terça-feira: - Encerrado.


Quarta-feira: (Público)
20:30 - Receção do Público
21:00 - Exposição Espírita (Palestra) seguida de Passe.



Quinta-feira: (Privado)
20:45 às 22:30 - Reunião de Trabalhadores.

Sexta-feira: - Encerrado


Sábado e Domingo - Encerrado.

Atendimento fraterno: apenas por marcação
Diamantino Cruz - Telem. 96 984 29 29




Contactos

CONTACTOS:

E-mail: gee.nova.sagres@gmail.com


O que é o Espiritismo?

O que é o Espiritismo?

O Espiritismo é uma ciência Filosófica de consequências morais. Define-se como sendo a ciência que estuda a origem, natureza e destino dos espíritos, bem como as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo. A Doutrina Espírita (ou Espiritismo) não é mais uma religião nem mais uma seita, mas sim uma filosofia de vida que ensina o homem a entender que a vida continua, quem é, para onde vai após esta exitência física e o porquê da vida.

Nesse sentido, o Espiritismo auxilia o homem a melhorar e a crescer espiritualmente.
O Espiritismo é ao mesmo tempo ciência, filosofia e moral.

Ciência- porque investiga os factos espíritas, estuda à luz da razão e dentro de critérios de bom senso os fenómenos mediúnicos, isto é, fenómenos provocados pelos espíritos e que não passam de factos naturais.

Filosofia- porque dá uma interpretação da vida, respondendo a questões como "quem sou eu", "de onde eu vim", "o que faço no mundo", "para onde irei depois da morte", explicando os factos espíritas.

Moral- porque tem o objectivo a transformação moral do homem. O Espiritismo explica que o homem só será feliz quando puser em prática os ensinamentos de Jesus, espalhando a fraternidade entre os homens e melhorando as condições de vida na sociedade através do auxílio mútuo, tolerância, perdão e aceitação do próximo.

O Espiritismo não tem sacerdotes, cerimónias, sacramentos, rituais, cultos, imagens, santos, hierarquias, velas, vestes especiais, defumadouros, magias, superstições, adivinhações, curandeirismo.


Quais são os pincípios básicos de Espiritismo?

A existência de Deus- que é o criador do Universo, causa promária de todas as coisas, a suprema inteligência. É eterno, imutável, imaterial, omnipotente, soberanamente justo e bom.

A imortalidade da alma- O Espiritismo demonstra que somos imortais, que o espírito é eterno, que o que morre é apenas o nosso corpo físico. Mas não fica por aí. O Espiritismo prova a imortalidade da alma através dos médiuns (pessoas que têm faculdade de captar o mundo espiritual).

A comunicação dos espíritos- Através da mediunidade (capacidade que algumas pessoas têm para captar o mundo espiritual ou extrafísico) prova que é possível comunicar com aqueles a quem chamamos de "mortos", mas que estão tão vivos como nós. Eles vêm do mundo espiritual comunicar as suas alegrias ou tristezas, de acordo com os seus estados de alma, dando-nos ensinamentos precisos para que repitamos os mesmos erros cometidos por eles, tendo assim o desejo de ser-mos felizes.

A Reencarnação- O Espiritismo diz-nos que já vivemos muitas vidas antes desta e que viveremos muitas mais depois desta existência. Todos os espíritos foram criados simples e ignorantes e todos chegarão um dia ao estado de espírito puro. Esse trajecto será mais ou menos demorado, de acordo com o livre-arbítrio de cada um, dependendo do seu esforço próprio. Somos nesta vida o somatório das vidas anteriores e a próxima vida dependerá também do que realizarmos nesta existência. Assim sendo, existe uma Lei de Causa e Efeito.
Nada acontece por acaso, existindo, no nosso passado de vidas anteriores, causas para muitos problemas que temos hoje em dia. Seremos muito mais felizes ou infelizes na vida futura, de acordo com o que realizarmos nesta existência.
A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória, já nos advertia Jesus.

Pluradidade dos mundos habitados-  O Espiritismo dis-nos que todos os planetas são de um modo geral habitados por espíritos em estágios de evolução diferentes. Assim, nos outros planetas, as condições existenciais poderão ser iguais ás da Terra, superiores ou inferiores.



Como conhecer melhor o Espiritismo?Lendo os livros de Allan Kardec, que poderá encontrar nas livrarias ou pedir para:LIVRESP- Casal de Cascais, lote 4, r/c A- Alto da Damaia2720- Amadora, ou então nesta associação.

O LIVRO OS ESPÍRITOS- O livro básico da Doutrina Espírita tem 1019 perguntas e respostas (geralmente as perguntas que as pessoas querem ver respondidas). Contém os princípios do Espiritismo sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e as suas relações com os homens, as leis morais, a vida e o porvir da humanidade.

 LIVRO DOS MÉDIUNS -  Reúne as explicações sobre todos os géneros de manifestações da mediunidade, os meios de comunicação com os espíritos, a educação da mediunidade e a maneira como se deve trabalhar na mediunidade, em segurança.

O ENVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - É o livro dedicado à explicação dos ensinamentos de Jesus, à luz do Espiritismo e a sua aplicação às diversas situações a vida. Explica o envangelho numa linguagem acessível a todas as pessoas.

O CÉU E O INFERNO- Faz um estudo comparado entre as várias doutrinas sobre a vida para além da morte do corpo físico, mostrando os mecanismos através dos quais se manifesta a justiça divina.

GÉNESE- Descreve-nos a criação da vida do Universo, a formação da Terra, dos seres vivos, e explica os milagres de Jesus à luz do Espiritismo, bem como as leis que regem o mundo dos espíritos.



O que não é Espiritismo?

O Espiritismo não se compadece com negócios ou negociatas. Onde houver comércio, aceitação monetária, o espiritismo não está aí. Os espíritas não colocam anúncios nos jornais, publicitando os seus dotes e prometendo a resolução de problemas alheios. Quem publicita os seus dotes em jornais não é espírita. São, quando muito, espiritualistas (ou não) que utilizam abusivamente a palavra espírita para granjearem a respeitabilidade que por si sós talvez não conseguissem.
O Espiritismo segue a máxima evangélica « Daí de graça o que de graça recebeste» e tem como lema « Fora da caridade não há salvação», querendo com isso dizer que somente evoluímos moralmente se aplicarmos no dia-a-dia os ensinamentos de Jesus, de fraternidade e auxílio mútuo e desinteressado.

Porque devemos estudar o Espiritismo?
Porque, dentro do seu ângulo, compreedemos melhor a vida e os seus ensinamentos. O Espiritismo tem sido o melhor remédio contra o suicídio, explicando a continuação da vida além da morte do corpo físico, bem como a frustração que o suicida tem ao verificar que afinal não resolveu o seu problema, antes criou outro, e que terá de voltar a reencarnar para ultrapassar de novo situações idênticas, tornando-se assim o suicídio uma autêntica perda de tempo, para além do sofrimento que acarreta a quem o pratica.


NASCER, MORRER, RENASCER AINDA, PROGREDIR SEMPRE TAL É A LEI....
NÃO SE IRRITE, SORRIA
NÃO CRITIQUE, AUXILIE
NÃO ACUSE, AMPARE
NÃO GRITE, CONVERSE

 André Luiz                                   
(Psicografia do médium Francisco Cândido Xavier)

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito.
Susana Sousa,Braga

Anónimo disse...

gostei muito aprendi e vou aprendendo dia a dia.